Um golpe realizado por meio do aplicativo WhatsApp causou prejuízo a mais uma família de Campos Altos/MG. Um golpista se passou pela filha da vítima, utilizando a mesma foto presente no aplicativo, e pediu R$ 2.000,00 alegando que precisava acertar um débito.
Segundo relatos à TV KZ, a vítima alegou que não tinha limite para realizar transferências por meio do PIX, assim o estelionatário orientou que a vítima fizesse uma transferência por meio de TED. Após o envio do comprovante, o golpista ainda pediu mais dinheiro. Foi somente após uma ligação para a filha que a família descobriu que havia sido vítima de um golpe. O prejuízo total foi de R$ 1.997,77.
De acordo com o comandante da Polícia Militar (PM) de Campos Altos, tenente Bruno da Fonseca, este tipo de golpe tem se tornado cada vez mais comum, em que as pessoas utilizam com mais frequência as redes sociais e aplicativos de mensagens para se comunicar com amigos e familiares.
O comandante citou sobre uma atitude importante de prevenção. “Uma medida importante é deixar a foto do WhatsApp apenas para os contatos, evitando que seja utilizada a foto da vítima pelos estelionatários utilizando outro número”, disse o tenente.
O comandante também comentou sobre outra estratégia utilizada pelos criminosos. “Tem outro golpe que a pessoa consegue instalar o WhatsApp da vítima, a qual passa o código de segurança para o golpista. Nesse caso, é importante ativar a confirmação de segurança em duas etapas, basta ir em configurações, em seguida vá em conta e ative a confirmação de duas etapas”, orientou.
A polícia alerta também para a importância de se verificar a veracidade das informações, entrando em contato com a pessoa que supostamente está fazendo o pedido e checando a identidade e a autenticidade da mensagem. Caso haja suspeita de golpe, é importante acionar as autoridades policiais para que sejam tomadas as medidas cabíveis.
— É importante ressaltar que, além da perda financeira, este tipo de golpe pode causar danos emocionais e psicológicos, gerando um grande transtorno para as vítimas. Por isso, a prevenção é a melhor forma de evitar este tipo de situação — concluiu o tenente Fonseca.
*Entre para o grupo de WhatsApp da TV KZ e receba as notícias em seu celular clicando AQUI.
*Receba as matérias no grupo do Telegram clicando AQUI.